Aquilo que os Partidos políticos continuam a ser incapazes de fazer, será feito pelos eleitores à medida que se vão despegando da pele aparelhista ou da política clubista.
Como dizia no final do texto de Balanço final do Votem em mim , “O povo de Lisboa é um povo esperto e sabedor“ e comprovou-o. Abdicou da camisola política para inviabilizar a tomada do poder na Câmara Municipal por Santana Lopes. Para a Assembleia Municipal votou como entendeu e escolheu as Freguesias conforme melhor achou.
Fazendo contas e olhando as outras duas votações do dia, verifica-se que a desobediência foi forte, uma desobediência de cidadania baseada no bom senso e na vontade de indicar às lideranças que é tempo de convergir forças e de aliviar o entrincheiramento com que as esquerdas protegem os redutos, sempre mais interessadas na crítica destrutiva do que na construção de soluções.
A votação em Lisboa revela um sério aviso às forças de contra-poder. Ou tratam de defender os interesses dos seus eleitores assumindo as responsabilidades da governação e aplicando as teorias que defendem, ou perdem a sua confiança. Santana Lopes até fez o raciocínio correcto na noite das eleições mas, como não podia deixar de ser e na mesma onda romanceada de Manuela, Aníbal e José, preferiu perder-se em fantasias de espionagem e de conspiração e deixou escapar o “acordo secreto” para dramatizar a deslocação dos votos assertivos.
Povo sábio, este de Lisboa, que talvez tocado pelos antigos invocados por Alegre na Rua Augusta, soube distinguir e discernir garantindo que os Paços do Concelho não caíssem em mãos erradas.
-> a Barbearia do Senhor Luís
-> Votem em mim
-> Cão como tu
sobre o autor
Luís Novaes Tito - técnico de Sistemas de Informação, Informáticos e de Gestão da Qualidade. Integra o corpo editorial da ops! revista de Opinião Socialista. Autor do blog a Barbearia do senhor Luis






{ 9 comments… leia-os abaixo ou comente também }
Luís,
A reciprocidade é um valor que me é caro… e, por isso mesmo, quero aqui deixar expressa a minha admiração, respeito e amizade pelo seu trabalho que, naturalmente! vou continuar a seguir, com muito gosto e real interesse, nos blogues, revistas e outros meios público em que participe ou venha a participar… Obrigado pelas reconfortantes palavras e pelas boas leituras com que sempre tornou melhor este trabalho colectivo. Um grande, grande abraço :)
Ana Paula
Grande abraço, Ana Paula.
“Ou tratam de defender os interesses dos seus eleitores assumindo as responsabilidades da governação” ????
Please! Outra vez a mesma fita de terem a maioria absoluta e mandarem a “responsabilidade da governação” para cima de quem está de fora da governação, é que não. Já estamos todos um tanto fartos destas cenas. Obtiveram a maioria absoluta, governem e deixem-se de desculpas da treta. Têm quatro anos para provar o que valem e desta vez até têm maioria absolutíssima do PS. O governo da cidade é vosso e a responsabilidade também.
Você não tem remédio, caro Luís. A K7 está-lhe gravada na alma.
Até à próxima.
Mas tem que se ser como vocês? Que perspectiva mais assustadora!
Não Luís. Nem tem de ser como “nós”, nem sequer era bom que fosse. A diversidade é a base do progresso. Mas de vez em quando podia mudar de disco porque a sua música já não tem ritmo.
Daqui a quatro anos pode ser que volte a ter espaço para a sua propaganda.
Um abraço e fique bem.
“Daqui a quatro anos pode ser que volte a ter espaço para a sua propaganda.” ????
Porque a sua nunca pára, certo? A minha também não.
A diferença Luís, é que eu trabalho por ela e você parasita o trabalho dos outros.
Para mim está bem assim.
“A diferença Luís, é que eu trabalho por ela e você parasita o trabalho dos outros” ???
Eu parasito a propaganda dos outros? Boa! E eu a pensar que o “parasitar” tinha direitos de autor do Costa…