Não fui eu que o fiz, nem concordo com esta forma de activismo político

de José Reis Santos 28 de Maio de 2009 | Legislativas

Paulo Rangel e os Direitos dos Animais.

Aviso à navegação: o video contem imagens que podem ser consideradas chocantes.

  Twitter          

sobre o autor

José Reis Santos Doutorando em História Contemporânea. Membro do Partido Socialista. Blogger no Loja de Ideias (http://lojadeideias.blogspot.com) e no Les Cannards Libertaires (http://canardlibertaire.blogspot.com). Envie mensagem directa no Twitter.

Últimos 3 artigos
Todos os artigos de José Reis Santos

{ 1 trackback }

Mudslinging, humor e política.
3 de Junho de 2009 ás 18:20

{ 16 comments… leia-os abaixo ou comente também }

1 Patrícia Almeida 28 de Maio de 2009 , 15:39

Deverias ter advertido para a violência das imagens.

Responder

2 José Reis Santos 28 de Maio de 2009 , 15:56

Tens razão. Já o fiz.
Obrigado pela chamada de atenção.

Responder

3 Gabriel Silva 28 de Maio de 2009 , 16:03

«nem concordo com esta forma de activismo político»

portanto, a posta é uma crítica a quem fez o vídeo?

Responder

4 José Reis Santos 28 de Maio de 2009 , 16:08

Também, mas aproveita para mostrar que há quem só pense em fazer política pela negativa. Não sei de quem é o video, nem que objectivos pretende atingir. Vejo demasiada campanha negativa a atacar o PS. Este foi um exemplo (que recebi via facebook) de um ataque ao candidato do PSD.
Não está em causa se concordo com o que lá é apresentado, nem se concordo com o conteudo da mensagem. (acho que parte está bem apanhado, parte é exagero).
Vou procurar, se tiver tempo, mostrar aqui outros exemplos; nacionais e estrangeiros.

Responder

5 Camila Vieira 29 de Maio de 2009 , 11:18

Este vídeo não é um ataque político, eu não vejo como tal.
Quando eu voto num candidato quero saber o que ele pensa ácerca de todas as matérias e faço as minhas opções de acordo com as minhas convicçõese consciência, nunca vesti uma camisola partidária cegamente, deixo isso para as minhas preferências clubísticas.
Uma vez que dedico uma parte da minha ao voluntariado, tanto com pessoas como com animais, já tomei a minha decisão.
Para se ter uma ideia de como vão as coisas em Portugal em relação aos maus tratos e tortura animal, convido todas as pessoas a fazerem um périplo pelos diversos fóruns de animais.

Responder

6 Gabriel Silva 28 de Maio de 2009 , 17:29

continuo a não perceber, problema meu certamente.

«nem concordo com esta forma de activismo político»

portanto, é critico, pelo que coloco a questão: porque divulga tal coisa?

«Não sei de quem é o video, nem que objectivos pretende atingir.»

hum, talvez, não sei, é o que eu costumo fazer, ter alguns cuidados dar-se voz a mensagens de quem se desconhece o nome e propósitos. Ainda por cima, quando não se concorda com essa forma de activismo….

«Vejo demasiada campanha negativa a atacar o PS. »

Fico na dúvida: para contrabalançar e atacar-se o psd, foi isto que se arranjou?

«Não está em causa se concordo com o que lá é apresentado, nem se concordo com o conteudo da mensagem.»

Por acaso acho que está: a coisa é anónima e degradante. Tenho algum interesse em saber qual foi o seu propósito para o divulgar.
É que posso pensar que qualquer dia coloca aqui um video anti-semita, fascista, comunista, machista, racista ou quejando, dizendo-se que ««nem concordo com esta forma de activismo político» + «Não está em causa se concordo com o que lá é apresentado, nem se concordo com o conteudo da mensagem», pelo que nunca saberemos ao certo porque foi aqui publicado.
Mas sabemos que foi dada voz à mensagem.

Responder

7 José Reis Santos 29 de Maio de 2009 , 15:08

Meu caro, apanhou-me em transito e nao consegui lhe responder.
Rapidamente:
1. sou critico, e por se-lo divulgo o objecto que critico.
2. nao o fiz porque era do PSD, nem nada que pareça (porque o faria?).
3. nao concordo com o teor da forma como se ataca a entrevista que o PAulo Rangel deu ao Sol. Podia-se te-lo feito de outra forma.
4. esta forma de fazer politica é cada vez mais frequente em portugal. ataca-se o adversario politico ad hominen (como o comprova o comentario abjecto do Vasco Campilho aqui abaixo – e que nao merece, naturalmente, quaisquer comentários acrescidos).
5. Escreverei mais sobre o assunto em breve.

Responder

8 Joaquim 29 de Maio de 2009 , 15:12

Está a fazer-se ingénuo (o que num membro dum partido, douturando não fica nada bem) ou não consegue mesmo perceber que ao divulgar também o filme está a tomar posição? (e aí revela uma falat de senso que nem sei que lhe diga)

Responder

9 José Reis Santos 29 de Maio de 2009 , 15:16

meu caro,
cansa-me esta conversas de intenções. em breve escreverei mais sobre o assunto. talvez ai encontre mais esclarecimentos.

Responder

10 Vasco Campilho 28 de Maio de 2009 , 18:52

Curioso que a primeira pessoa que vi a divulgar este vídeo foi o líder da JS, Duarte Cordeiro, no seu twitter http://twitter.com/DuarteCordeiro/status/1938185036 Lamentável, vindo de quem tem responsabilidades do nível que ele tem. Mas ao menos não tentou esconder a mão depois de atirar a pedra. Rasteiro, mas não cobarde.

Responder

11 Jorge Assunção 28 de Maio de 2009 , 21:10

Não fez, nem concorda, mas divulga. Fantástico.

Responder

12 Joaquim 29 de Maio de 2009 , 13:44

vergonhoso. o post. ao mais baixo nível. e ainda por cima com tentativa, abjecta, de desculpabilização.

Responder

13 José Reis Santos 29 de Maio de 2009 , 15:03

qual???

Responder

14 Joaquim 29 de Maio de 2009 , 15:05

o teu, como é óbvio. e a sua “pergunta” só revela o seu nível

Responder

15 José Reis Santos 29 de Maio de 2009 , 15:11

nao, caro Joaquim. Eu perguntava sobre a desculpabilizacao.
nao me lembro de pedir descupas por nada.

Responder

16 Joaquim 29 de Maio de 2009 , 15:07

(as minhas desculpas pelo inicial “teu”. foi claramente um lapso.)

Responder

Comente

Pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>