Hoje votaram-se as últimas Freguesias e acabou o ciclo eleitoral iniciado em Junho deste ano com as eleições para deputados (portugueses) para o Parlamento Europeu. Termina assim o objecto deste blog que, numa iniciativa inédita, procurou acompanhar – com um conjunto alargado e plural de autores – todos os actos eleitorais deste ano: Europeias, Legislativas e Autárquicas.
Foram seis meses de projecto, várias centenas de posts e comentários, milhares de visitas. Tivemos o privilégio de contar com diversos candidatos como autores – alguns eleitos -, gentes de todos os partidos políticos e de todas as regiões do país. Tivemos pegas, zangas, saídas e entradas. Tivemos polémicas e debates. Tivemos visibilidade.
Demonstramos que é possível construir um projecto que privilegie a pluralidade política e que permita um debate esclarecedor assente nas regras do bom comportamento democrático. Demonstrámos que o nível do debate político em Portugal é – ou pode ser – elevado, esclarecedor e construtivo.
Claro que todos os projectos têm uma origem, e este teve a sua na ideia do Paulo Querido. A ele quero deixar o meu agradecimento pessoal pela gentileza do seu convite. Também o Jornal Público está de parabéns, por ter transformado uma ideia num projecto e de o ter apoiado desde a sua hora zero.
Também quero destacar a elevação e a qualidade dos meus companheiros de projecto, muitos dos quais mantive uma relação de «picardia política», sempre sã e prospectiva.
Por fim, uma palavra para quem leu, comentou, gostou ou odiou o que aqui escrevi. Tenho por todos vocês um apreço especial, se não tivessem por aqui aparecido nada disto tinha feito sentido.
Vamos todos continuar na blogosfera, aqui e ali, em velhos ou novos projectos individuais ou colectivos. Eu, para quem se interessar, continuarei a minha colaboração na blogosfera no Blogue de Esquerda da revista Sábado, na Loja de Ideias e no Les Cannards Libertaires (e quem sabe num outro novo projecto).
Por isso, até já.
(e quem sabe por aqui nos vejamos por altura das eleições presidenciais…)
(ah, e quem se interessar sobre uma curta avaliação da nova situação política pode ler e comentar este meu recente texto do Diário Económico)
sobre o autor
José Reis Santos Doutorando em História Contemporânea.
Membro do Partido Socialista.
Blogger no Loja de Ideias (http://lojadeideias.blogspot.com) e no Les Cannards Libertaires (http://canardlibertaire.blogspot.com).
Envie
mensagem directa no Twitter.

Últimos 3 artigos
Quando o progressismo ibérico é atraente (ou segundo outros, sexy) - 18-09-2009
Debate - Sócrates x Louçã - 9-09-2009





