Uma candidatura com causas por Portugal e pela UE

de Carlos Manuel Castro 18 de Abril de 2009 | Europeias

A sessão da Novas Fronteiras desta tarde, na sala Tejo do Parque das Nações, que serviu para apresentar os candidatos do PS à eleição europeia de 7 de Junho próximo, foi um grande momento de análise e apresentação de propostas para o País no contexto europeu e mundial, bem como para o futuro da União Europeia.

Das intervenções dos convidados, destaque para a sempre qualificada abordagem de Maria João Rodrigues, em termos da construção do projecto europeu e do contributo decisivo que o nosso País tem dado para a UE ao longo destes anos (Estratégia e Tratado de Lisboa); de António Covas, com aspectos jurídico-políticos de monta, como a questão orçamental europeia, da qual todos os cidadãos europeus são contribuintes; os vários e pertinentes pontos referidos por um muito aplaudido e bem regressado à participação partidária Jorge Sampaio, em termos do Portugal que queremos e da UE que ambicionamos; da muito avaliada e cuidada referência, em matéria laboral, Helena André; de uma matéria crucial para a vida dos europeus, a política energética, com Ana Maria Fernandes a falar das energias renováveis; e, do meu ponto de vista, a que mais surpreendeu, Guta Moura Guedes, que deu aos participantes da sessão uma perspectiva pouco abordada em termos da Cultura e gerou interesse pelas possibilidades que se podem e devem desbravar neste âmbito pelos portugueses no contexto europeu.

A encerrar a sessão, Vital Moreira demonstrou, uma vez mais, que está nesta disputa eleitoral a encabeçar uma lista que se apresenta aos portugueses com a única pretensão de servir e representar bem o País no Parlamento Europeu, mas também quer ser contribuinte efectiva para a melhoria do projecto europeu.

(Publicado no Câmara de Comuns)

  Twitter          

sobre o autor

Carlos Manuel Castro Autor do blogue Palavra Aberta, "membro" do Câmara de Comuns e presente no http://twitter.com/carlos_mcastro.

Últimos 3 artigos
Todos os artigos de Carlos Manuel Castro

Comente

Pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>