Algumas notas que pretendo salientar:
A primeira, obviamente, vai para a derrota do PCP em Beja, perdendo para o PS a Câmara Municipal da capital do Distrito. Ainda em Beja, a derrota do PSD, ao perder o vereador e dois lugares na Assembleia Municipal. Curiosa a votação na freguesia de S. João Baptista (PSD), onde o candidato social-democrata à Câmara viu fugir 930 votos. Realce também para a derrota do PCP na freguesia urbana de Santa Maria. A cidade, decididamente, virou as costas ao PCP. O BE consegue eleger um deputado à Assembleia Municipal de Beja.
Ainda em Beja, um resultado que não me surpreendeu foi o da FAI (Força Autarquica Independente): os seus escassos 203 votos (1,08%) são o reflexo de uma candidatura que ninguém percebeu nem acolheu.
No Distrito de Beja, destaco a derrota de José Raúl dos Santos em Ourique, por um contundente 4-1 para o PS. A queda do PCP em Aljustrel também deve ser sublinhada, compensada com a conquista da Câmara de Alvito.
Em Mértola o Movimento Independente consegue mais votos (370) que o PSD (55).
Na cidade de Serpa, destaco a derrota do PSD, que perde o seu único vereador.
Olhando para o Distrito de Beja:
PS: Aljustrel, Beja, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Odemira, Ourique
CDU: Alvito, Barrancos, Castro Verde, Moura, Serpa, Vidigueira
PSD: Almodôvar
sobre o autor
João Espinho Tradutor. Amador na Arte da Fotografia. Editor do blog Praça da República. Estou no Twitter.
Últimos 3 artigos
Autárquicas 2009 - Beja - Entrevista com Francisco Santos - 9-10-2009
Beja – Autárquicas 2009 – Entrevista com Ismael Pimentel - 8-10-2009






{ 88 comments… leia-os abaixo ou comente também }
o seu psd desapareceu do mapa .Votaram para acamara no paraquedista agora é só fazer a inscrição nos xuxas:Sempre haverá uns taxos de sobra depois dos boys xuxas estarem servidos.Onde mora a vossa dignidade?
@baptista – isto deve ser um filme de terror, no seu ponto de vista. Não deve ter percebido nada do que se passou, mas enfim…
Joao,
Nao referiu um facto que no meu entender parece ser importante.É certo que o PS ganhou a camara de Beja,mas a CDU subiu a sua votação,por isso como se costuma dizer no futebol,nao foi demérito do presidente,que ate subiu a votação,mas no caso mais merito do PS que aniquilou o “seu” PSD
@tiago – não o fiz aqui, mas destaquei no blog Praça da República:
http://www.pracadarepublicaembeja.net/2009/10/geral/ultima-hora-cdu-ganha-em-beja/
Sr. Tiago Dias… deixe lá essa coisa de <> e tome um comprimidinho para a AZIA!!!!!
O PS ganhou a Câmara de Beja!!!!
Finalmente o a cidade de Beja respira Liberdade!!!!
Força Jorge Pulido Valente!!!
Ó vento,seja homem e assuma a sua identidade,eu disse que o PS ganhou a camara,so deixei o reparo que a CDU subiu em 5% a sua votação,facto bastante importante
O que é certo e sabido é que os baixo alentejanos acreditam que está na hora de mudar, e atenção que para isso é preciso coragem! Veja-se o concelho de Serpa, por exemplo, onde se vota CDU enquanto o candidato for João Rocha. Mas o Partido Socialista também ganhou! É facto que nas freguesias rurais os resultados não foram os melhores, mas conseguiu a maioria absoluta em Salvador, a maior freguesia urbana do concelho, e subiu em Santa Maria a segunda freguesia urbana. E mais, elegeu 3 vereadores à Câmara (na anterior mandato apenas conseguiu eleger 2).
Aqui fica o nosso lema: CORAGEM PARA MUDAR!!
“a derrota do PCP em Beja, perdendo para o PS a Câmara Municipal da capital do Distrito.”
Vamos então trocar por miúdos esta perda: Na Câmara a CDU teve mais 413 votos, o PS teve mais 2.606 votos e o PSD teve menos 2.021. Assim, a CDU perdeu a presidência mantendo os 3 vereadores que detinha e o PS ganha a presidência e o vereador que o PSD perdeu.
Igualmente na Assembleia Municipal e nas Assembleias de Freguesias também a CDU aumentou a sua votação obtendo 10 vitórias em 18 Freguesias (falta Brissos, feudo tradicional da CDU que realiza o plenário de cidadãos dentro de duas semanas).
Isto é, na Assembleia Municipal e na maioria das Freguesias a CDU ganhou, passando a ter 74 mandatos (antes detinha 72) e PS+PSD passaram a ter 72 (detinham 70).
Se na Câmara o PS ganhou por transferência directa dos votos (e vereador) do PSD, mesmo apesar do jeito que o PSD lhe fez (só concorrendo em 4 freguesias) o PS não consegue ter maioria na Assembleia Municipal.
Vai ser muito curioso seguir o que daqui vem a seguir…
@luís – a aritmética, apesar das suas interpretações, não mente. E repito: o PCP perdeu a CMB para o PS. O que vem a seguir se verá e servirá de prova para a apregoada “responsabilidade democrática” do PCP.
A nossa responsabilidade é com o nosso eleitorado e o nosso projecto autárquico. Disso pode ter a certeza.
@luís – pensei que a vossa responsabilidade fosse para além do “vosso” eleitorado. Ou, assim de repente, e depois de mais de 30 anos de governação comunista, o povo é só o que votou CDU?
A minha interpretação das eleições em Beja:
A CDU perde a Câmara claramente por erros politicos que não poderia ter cometido, ou seja para mim existiu um claro erro na escolha dos candidatos às juntas da cidade, pois eram pessoas pouco conhecidas\ fracas. É aqui que a CDU perde a Câmara pois nas freguesias rurais até se aumentou a votação.
Deixem me referir a vitória da CDU na Cabeça Gorda, uma vitória clara e sem margem para duvidas e onde o PS apostou forte quer com o candidato Nicolau quer através da campanha que fez. e os candidatos até pensavam que ganhariam pois consta que tinha fests programada para depois….
“É aqui que a CDU perde a Câmara ” ???? Explique-me lá como é que perde, ganhando mais votos? A CDU teve mais votos na Câmara, nas Assembleias de Freguesia e na Assembleia Municipal. O que aconteceu foi uma passagem directa dos votos (e do vereador) do PSD para o PS. Ou por outras palavras, TODA a direita juntou os seus votos aos votos do PS para a Câmara!
O que não deixa de ter a sua piada é que em Lisboa os socialistas andaram numa frenética campanha de assustamento contra o PSD ao mesmo tempo que em Beja, os mesmíssimos socialistas andaram de braço dado com o PSD contra a CDU.
Mas não se preocupe, Vítor. Há mais marés que marinheiros. Nós continuamos em Beja e em todo o lado, e nas boas e más horas, sempre, sempre na defesa do serviço público, da água bem público essencial, e das populações.
@luís – desconhecia que os Partidos eram “donos” dos votos. Isso acontece no PCP?
Garanto-lhe que não se verifica no PSD. O fantasma dos acordos debaixo da mesa não passa disso mesmo: fantasmas. Uma coisa inventada por Jerónimo de Sousa para branquear (no bom sentido) uma clara derrota.
Vejamos a “evolução” das votações do PSD.
Para as Assembleias de Freguesia teve em 2005, 2.753 votos e passou a ter em 2009, 2.117, isto é perdeu 636 votos e de 13 passou a ter 8 mandatos, isto é menos 5 mandatos.
Para a Assembleia Municipal, de 3.011 passou a 1.926, isto é, menos 1.085 votos e de 4 passou a 2 mandatos, isto é menos 2 mandatos.
Para a Câmara, de 3.056 passou a 935 votos, isto é teve menos 2.021 votos e perdeu o vereador que tinha. Obviamente que os votos não se “perderam”, transferiram-se direitinhos para o PS.
E como já tive a pachorra de explicar antes, as votações da CDU aumentaram nos três órgãos, de 2005 para 2009. Quer que lhe torne a explicar tudo, tim-tim por tim-tim, João Espinho?
a cdu subiu o número de votos em relação a 2005. vangloriar-se disso é o mesmo que dizer que é bom ficar em segundo com mais pontos do que no ano anterior em que se foi campeão.
O João Gaspar ainda não entendeu que além de ter subido de votos para a Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesias, a CDU manteve os mandatos que tinha na Câmara e subiu nos mandatos para as Assembleias (Municipal e de Freguesias). E que não me estou a vangloriar, apenas a constatar um facto.
A única vitória que ocorreu em Beja foi a da concentração de votos (e vereador) do PSD no PS. Circunstancialmente ganharam a presidência do município. Mas, como sabe, há mais marés que marinheiros. Esperemos pois com calma pelas novas marés.
já entendi isso muito bem, Luis. eu não disse que o Luis se estava a vangloriar. quem o fez foi o Jerónimo, pseudoreclamando vitória. claro que há mais marés que marinheiros, e o bom disso é que de vez em quando o mar muda e ainda bem que os votos flutuam. os votos não são dos partidos, são das pessoas. muito mais numas eleições autárquicas.
a concentração de votos no PS não é só uma vitória do PS. É uma derrota do PCP, por isso é que o argumento da subida de votos é pernicioso e não deixa ver não há aí qualquer vitória (era basicamente só isto que queria dizer com o meu comentário anterior). arrisco-me a dizer que o PCP com um bom candidato ganharia outra vez em Beja.
«circunstancialmente ganharam a presidência do município». diz isso como se fosse coisa pouca, em Beja. mas está cheio de razão, a culpa foi das circunstâncias. e as circunstâncias eram: um mau candidato (e mau presidente no mandato anterior) do PC, um bom candidato (e bom presidente em Mértola) do PS, e um descontentamento generalizado em muitas áreas da cidade, uma grande vontade de mudar.
“o argumento da subida de votos é pernicioso” ???
Cada vez se está a tornar mais extraordinária esta discussão. Anda o engenheiro e os seus paus-mandados em todos os media desde a noite de Domingo a invocar como grande argumento de vitória ter tido mais votos e francamente por aqui nunca vi ninguém a contrariá-lo (mesmo sendo um argumento falacioso como já demonstei que era), mas o mesmo argumento – verdadeiro no caso de Beja e nas eleições para os três órgãos em disputa! – na boca do Jerónimo, vira “pernicioso”.
Pernicioso será para os interesses dos que circunstancialmente ganharam a presidência do município. Mas apenas para esses. Porque a subida dos votos (e dos mandatos nas Assembleias Municipal e de Freguesias) é uma mostra do reforça da influência da CDU em Beja e será, nas novas marés, uma alavanca para novas vitórias. Porque nisto da democracia é mesmo assim. Umas vezes sobem uns, outras vezes sobem outros. À presidência da Câmara, claro. Porque que subimos na influência, disso não tenha dúvidas nenhumas.
bem, se não percebemos que ter mais votos do que os outros é uma coisa e é ganhar e ter mais votos do que na eleição anterior ficando em segundo não é ganhar, não estamos aqui a discutir nada.
embora lhe possa fazer confusão, há quem vote sem ter totalmente em conta a lógica partidária (isto não é uma crítica a quem o faz, escusa de barafustar). simplesmente há quem tenha votado no pulido valente e se esteja a cagar para o sócrates.
«umas vezes sobem uns e outras vezes sobem outros», como se alguma vez tivesse havido alternância na presidência da Câmara em Beja. enfim.
@luís – vamos lá à Matemática ou, se preferir, às contas de merceeiro (e corrija-me onde eu estiver errado):
Em 2005 a CDU teve 9 eleitos directos e 12 presidentes de junta
9+12 = 21
Em 2009 a CDU tem 9 eleitos directos e 11 presidentes de junta (já a contar com s. brissos) = 20.
Estou certo?
Em que teoria se fundamenta para dizer que a CDU aumentou o número de mandatos na AM?
Fazendo as contas, temos que a CDU perde 1 mandato (1 junta de freguesia, que foi para o PS) e o PSD perde 2 mandatos (directos). O BE elege 1 deputado. Donde se pode concluir que, em termos de Assembleia Municipal, o eleitorado da CDU em Santa Maria fugiu para o PS (houve algum acordo “debaixo da mesa”?) e os votos PSD repartiram-se, dando + 1 eleito ao PS e 1 ao BE. Nada disto faz sentido, pois não? Pela simples razão que, repito, ninguém é dono dos votos de ninguém.
O que eu escrevi aí em cima foi o seguinte:
“Igualmente na Assembleia Municipal e nas Assembleias de Freguesias também a CDU aumentou a sua votação obtendo 10 vitórias em 18 Freguesias (falta Brissos, feudo tradicional da CDU que realiza o plenário de cidadãos dentro de duas semanas).
Isto é, na Assembleia Municipal e na maioria das Freguesias a CDU ganhou, passando a ter 74 mandatos (antes detinha 72) e PS+PSD passaram a ter 72 (detinham 70).
Se na Câmara o PS ganhou por transferência directa dos votos (e vereador) do PSD, mesmo apesar do jeito que o PSD lhe fez (só concorrendo em 4 freguesias) o PS não consegue ter maioria na Assembleia Municipal.”
Pode consultar o site dos resultados eleitorais cujo link está um pouco mais abaixo neste blog. Lá descobre que de facto, para as Assembleias de Freguesia de 72 mandatos em 2005 a CDU passa a ter 74 mandatos em 2009; que o PS de 67 passa a ter 64 mandatos e o PSD de 13 passa a ter 8 mandatos e que o BE repete em 2009 o mandato que teve em 2005.
E quanto à Assembleia Municipal a sua composição é de 21 (eleitos em 11 Out) + 18 Presidentes de Junta num total de 39. Destes, 21 serão da CDU e restam 18 para todos os restantes partidos, certo? Não tem qualquer dúvida que a CDU é a força maioritária ou ainda tem?
As suas contas estão erradas, pois a CDU fica com 20 membros na AM, o PS com 15, o PSD com 3 e o BE com 1 = 39. Em 2005 a CDU tinha 21. Certo?
@Luis
Parabéns pelo vosso aumento de votos!
Mas, para mal dos vossos pecados, o PS (Candidatura Beja Capital) conseguiram mais votos e não vejo o porquê da tentativa de justificação da vossa derrota com “acordos” secretos por parte do PS-PSD.
Agora eu pergunto, que direito têm a CDU de inviabilizar o programa do PS na Câmara, visto o povo ter expressado o seu voto?!
Não percebo quando diz “A nossa responsabilidade é com o nosso eleitorado e o nosso projecto autárquico. Disso pode ter a certeza.”
Não percebo esta atitude, porque o vosso projecto autárquico não foi o projecto que saiu vencedor. Só porque através da Lei conseguem com os Presidentes de Junta, formar maioria, não é motivo para serem força de bloqueio à vontade expressa do povo.
Todo e qualquer presidente de Junta de Freguesia que bloquear ou incitar ao bloqueio do programa do PS, não quer o beneficio do nosso Concelho, nem tão pouco da sua freguesia. Quer apenas seguir cegamente as orientações do seu partido.
Se a CDU tiver essa forma de actuar, de tentar inverter a “vontade expressa do povo” através da Assembleia Municipal, certamente que o vosso destino nas próximas eleições em 2013 será, perder novamente. Beja, principalmente a Cidade votou na mudança… agora é hora de respeitar a vontade da população e “vestir a camisola do concelho”!
“não vejo o porquê da tentativa de justificação da vossa derrota com “acordos” secretos por parte do PS-PSD.” ????
Acordos secretos? Nunca me viu a falar disso. Viu-me sim a explicar a razão porque subindo de votos e de mandatos em todos os órgãos (excepto na Câmara onde manteve os três anteriores) a CDU perdeu a sua presidência.
E torno a repetir a explicação da “evolução” das votações do PSD:
Para as Assembleias de Freguesia teve em 2005, 2.753 votos e passou a ter em 2009, 2.117, isto é perdeu 636 votos e de 13 passou a ter 8 mandatos, isto é menos 5 mandatos.
Para a Assembleia Municipal, de 3.011 passou a 1.926, isto é, menos 1.085 votos e de 4 passou a 2 mandatos, isto é menos 2 mandatos.
Para a Câmara, de 3.056 passou a 935 votos, isto é teve menos 2.021 votos e perdeu o vereador que tinha. Obviamente que os votos (e o vereador) não se “perderam”, transferiram-se direitinhos para o PS.
O “voto útil” não é nenhum crime, como é óbvio…
A (maquiavélica…) habilidade para o desencadear nasceu quando o candidato que o PSD avançou resultou – quiçá deliberadamente – não foi alguém (existente e conhecido) com já longa experiência de vereação, mas foi um ilustre desconhecido…
Como não suspeitar de um “entendimento” inter-pessoal, num meio tão pequeno como Beja é?
Grande abraço João. Um destes dias temos de voltar às Ovibejas.
Até sempre
Um abraço, Luís. Quando terminar aqui este debate sobre Beja logo faço as devidas despedidas.
Que eu saiba o “maior” Orgão Autarquico ainda é a Assembleia Municipal, é o Orgão Deliberativo em todo o Concelho, o Executivo serve para a gestão. Na Assembleia Municipal a CDU continua com maioria, não dos Deputados eleitos mas sim com estes e com os Deputados por inerência. Como será obvio os eleitos CDU não farão o mesmo que faz o PS ou o PSD quando são oposição que é chumbar ou votar contra tudo aquilo que é proposto pelo PCP ou pelo PEV. A CDU pautar-se-à por fazer um trabalho honesto em prol da população e especialmente do seu eleitorado e caso os Srs não saibam quando se é poder trabalha-se para todos os cidadãos neste caso Municipes, quando se é oposição trabalha-se para todos mas especialmente para o eleitorado que depositou toda a sua confiança no partido que é oposição, aqui nada de novo, foi sempre assim em todo o lado e com todas as forças.
Os Srs com toda a vossa coerência democrática e com o deficit que lhe é atribuído, algo perfeitamente aceitavel no PSD porque são estes os herdeiros por direito do Estado Novo, mas nada aceitavel e muito pouco normal no PS, um Partido das lutas e das massas, no entanto reconvertido numa coisa sem nome, num hibrído, em algo que não existe mas que poderia existir. Quero com isto dizer que foi depositada a confiança no PS e que este deve merecer essa confiança e não deve faltar com aquilo a que se comprometeu, não deve fazer o trabalho da direita, deve sim fazer o trabalho a que uma verdadeira Esquerda deve fazer, abdicando do interesse pessoal e valorizando o interesse social e colectivo.
“A CDU pautar-se-à por fazer um trabalho honesto em prol da população e especialmente do seu eleitorado e caso os Srs não saibam quando se é poder trabalha-se para todos os cidadãos neste caso Municipes, quando se é oposição trabalha-se para todos mas especialmente para o eleitorado que depositou toda a sua confiança no partido que é oposição”
Pois parece-me, caro Pedro, que por aí há muita gente com muito que aprender. Principalmente no capítulo de trabalhar para todos os munícipes.
Penso que os Bejenses vão agora finalmente ter a oportunidade de gozar a tão apregoada liberdade, que sucessivamente tem vindo a ser adiada na nossa tão amada cidade. é tempo de unir esforços e conseguir atingir o desejado patamar de desenvolvimento a que tem sido vedada. temos o problema da da passagem de testemunho, das forças de bloqueio etc.
É uma realidade.
Aquilo que tanto se apreguou dos colaboracionistas de o Regime (Salazar) tiveram nestes últimos anos uma actuação pelo menos idêntica sem se aperceberem. Estavam nos serviços (Câmara) com medo de exprimir opiniões que fossem contrárias ao regime (do PC).
Penso que muitos estarão neste momento a exprimentar o qeu os pais ou eles próprios exprimentaram nos primeiros tempos do 25 de Abril. Vê-se em Beja um sem número de associações que não são mais do que células do Partido comunista para manter e controlar todas as mentes mais fracas ou sem alternativa, subjugando-as a uma forma de pressão inaceitável. veja-se o extenso Património da autarquia que se encontra à mercê do PC e as suas associações, imprensa etc.
É meu desejo é que se reflita sobre a utilidade e continuidade destes apoios.
Não vamos já falar de tachos do PS, mas o que é facto é que com o PC não eram só tachos era o trem de cozinha completo com faqueiro, baichela e tudo o que pensavam ter direito.
Se calhar uma auditoria externa às contas da autarquia seria no meu entender a primeira medida do executivo, nem que fosse publicado apenas oportunamente. Não sei porquê só me faz lembrar o periodo após a queda do muro de berlim as movimentações da STASI, ou as quedas dos regimes autoritários de leste….
Beja conta com todos para que o investimento e o desenvolvimento seja uma realidade. vai com certeza absoluta ter de se priorizar investimentos e anular todos os pesos mortos (em termos económicos) para que se canalize essas verbas para investimento reprodutivo e em prol de todos e não apenas só de alguns…
Teria muito mais para dizer como cada um dos meus patrícios, mas quero deixar aqui o desafio a que todos contem a sua história, o seu sentir.
Desafio lançado
“Se calhar uma auditoria externa às contas da autarquia seria no meu entender a primeira medida do executivo, nem que fosse publicado apenas oportunamente.” ???
Extraordinária esta tirada “ nem que fosse publicado apenas oportunamente”. Mas se há assim tantas desconfianças, porque não avançarem já com essa proposta de “auditoria externa” para a primeira reunião da Assembleia Municipal? E se isso for avante, porque não publicar as conclusões logo que a tal “auditoria externa” esteja concluída?
Concordo que seja imediatamente publicada! Doa a quem doer!
Ficarei muito contente como Bejense se não houver nada a apontar!
“se não percebemos que ter mais votos do que os outros é uma coisa e é ganhar e ter mais votos do que na eleição anterior ficando em segundo não é ganhar” ????
Para começar não dei por ninguém ter posto em causa a vitória do PS na Câmara de Beja, eu de certeza que não pus. Mas daí – e dadas as circunstâncias – transformar uma vitória circunstancial numa tremenda derrota da CDU como se tem ouvido e lido, parece-me um disparate.
E quando diz “simplesmente há quem tenha votado no pulido valente e se esteja a cagar para o sócrates”, eu não tenho dúvida nenhuma. Rigorosamente nenhuma. O contrário é que me admiraria.
Para terminar, também nunca pôs em causa as anteriores vitórias da CDU em Beja, pois não? É que espero que não seja adepto da teoria de se for preciso mata-se pai e mãe para ir à festa do orfanato.
Uma coisa é segura: o PCP não tornará a ser o partido maioritário em Beja.
E é assim porque o mundo bejense (e alentejano) está a viver uma rápida alteração sócio-económico-cultural, com a redução do eleitorado que tradicionalmente estava predisposto a escutar as fantasias «marxistas-leninistas», enquanto que o partido não tem quadros nem condições ou capacidade para os criar.
É uma nova situação de que o eleitorado se irá apercebendo, interiorizando e, consequentemente, irá adoptando novos e apropriados comportamentos: num primeiro momento confluindo a votação no PS; depois, alargando-se o campo do voto «anti-pcp», com o crescimento também da votação no PSD (e, até, no CDS).
Assistiremos a esta evolução já no decurso dos próximos quatro anos.
i
“Uma coisa é segura: o PCP não tornará a ser o partido maioritário em Beja.” E se for? Manda-se para o chão e faz birrinha como o meu puto?
Gosto especialmente da expressão “vitória circunstancial”. As coisas que eu aqui aprendo :-)
Umas são circunstanciais, todas são temporárias.
Luis, Luis…
o PS ganhou 4-3. por força da lógica, o PCP perdeu. a derrota do PCP não é tremenda, mas também não há qualquer vitória moral em perder por poucos. que o PCP tenha influência em termos de representatividade é coisa que me agrada pessoalmente, se quer que lhe diga. mas não é essa a conversa.
circunstancialmente foi assim, dirá. não perceber que as circunstâncias se alteraram é meio caminho andado para novas derrotas da ortodoxia. a derrota do PCP, não sendo tremenda nos números, é no mínimo tremenda em termos de simbolismo. por tudo o que representa o PCP no Alentejo, por ser uma capital de distrito, por nunca ter havido outra cor a gerir os destinos da Câmara, enfim, acho que não preciso de lhe explicar isto. não nos podemos vangloriar durante décadas de Beja ser um bastião do comunismo (é assim que se diz o cliché, não é?) e depois achar que uma derrota do PCP é uma coisa sem significado por aí além e puramente circunstancial.
não percebi isso de pôr em causa as anteriores vitórias do PCP em Beja. mas a sua lógica de que a subida de votos é uma vitória encontrará provavelmente exemplos em votações anteriores no lado do PS (há-de ter vindo a subir ao longo do tempo). vê como é um argumento pernicioso?
o PCP sempre ganhou em Beja. mas nestas eleições não. assim tão simples.
e já que aqui estamos, votei em tempos no Carreira Marques. e agora no Pulido Valente. não sei se isto lhe faz confusão, mas pode ser que o ajude a perceber as circunstâncias, em vez de se agarrar aos números da tremenda subida de votos do PCP e à transferência de votos do PSD.
“o PS ganhou 4-3. por força da lógica” de terem votado na lista do PS mais de 2.000 cidadãos que votaram no PSD. Pensa mesmo que os do PSD vão ficar impávidos e serenos a servirem de escadote aos gajos do PS? Eu tenho muitas dúvidas…
pronto, desisto. parabéns então ao PCP e ao PSD que ganharam as eleições.
Mas é-lhe assim tão difícil reconhecer o óbvio? Francamente…
que eu saiba houve MUITA gente mesmo da CDU que votou PS…
muita gente se fartou da CDU e do seu líder Jerónimo que não gosta de apresentar propostas concretas, apenas vagas ideias, por exemplo: “Temos que dar mais direitos aos trabalhadores”, “Não podem ser os pobres a pagar pelos ricos”, “Temos que penalizar os grandes capitais”, etc…
Como? “Logo se vê!”.
Nesta campanha não vi um único panfleto da CDU nem conheci o programa eleitoral dessa coligação. Apenas vi uns outdoors e uma música no youtube.
Estiveram encostados à sombra da bananeira confiantes na vitória. Ao contrário do que tem sido dito, a vitória não foi do PS mas sim de Pulido Valente.
Adivinha-se guerra nos proximos tempos com a CDU a boicotar a governação deBeja, empurrando-nos para o caos. Pois se isso acontecer, de certeza que o POVO vai conhecer os responsáveis e daqui a 4 anos lá estará o PCP a celebrar mais uma vitória moral.
O mal dos senhores comunistas é que eles não conseguem atribuir tachos a toda a gente e este país tem imensos “reles empregados” prontos a votar em que mereça a sua confiança.
“que eu saiba houve MUITA gente mesmo da CDU que votou PS…”
Está a ficar cada vez mais clara a explicação da subida real da votação da CDU em Beja de 2005 para 2009. Se investigarem as votações das mesas dos novos eleitores são capaz de descobrir o “mistério”, certo? Se assim for, isso é mesmo muito saudável.
A arrogância da direita (“reles empregados”) começa a revelar o seu desespero… E nem sequer foram ainda investidos na nova função. Vai ser muito interessante seguir os acontecimentos em Beja…
Luis 13 de Outubro de 2009 , 23:22 : Mas é-lhe assim tão difícil reconhecer o óbvio? Francamente…
Será que o óbvio foi o que Jerónimo disse esta noite?
“Reunião do Comité Central
Comunistas assumem que resultados das autárquicas foram “insatisfatórios” ”
Óbvio, não é?
Desculpe lá, mas onde é que me viu a dizer que não gostava de ter tido melhores resultados? E já agora, tendo a CDU 20 ou 21 mandatos na Assembleia Municipal continua a ter a maioria na Assembleia Municipal ou não? Pelas contas de qualquer normal cidadão, continua a ser a força maioritária numa assembleia com 39 membros…
Mas você insiste em que a CDU aumentou o número de mandatos, o que não é verdade.
Nas eleições de Domingo passado, para a Câmara e para a Assembleia Municipal a CDU manteve os mandatos e aumentou-os para as Assembleias de Freguesia. E nos três órgãos aumentou a sua votação em relação a 2005. Basta olhar para o quadro dos resultados do MJ. O link está num post aí em baixo, neste blog.
Como o senhor é politicamente desonesto, aliás como o comprova o post nojento que publicou no passado dia 9 do corrente mês, vou publicar parte do comunicado do Comité Central do Partido Comunista Português referente a esta matéria :
“O Comité Central realçou a importante votação alcançada pela CDU – com um resultado de 10,7% para as Assembleias Municipais e uma votação global de 593.000 votos e em particular a confirmação da maioria dos municípios onde detém a presidência – que associada à sustentada progressão da CDU registada nas mais recentes eleições, traduz uma elevada influência da nossa Coligação no país. Valorizou também neste quadro o reforço das suas posições em toda a península de Setúbal – que afirmam a CDU como a força maioritária na Área Metropolitana de Lisboa – bem como a conquista dos municípios de Alpiarça, Alvito e Crato.”
“Na leitura destes resultados, particularmente nas situações de maioria, é clara a concentração de votos da direita no PS que ali vê a força que melhor pode combater a CDU e as suas posições. Uma realidade bem expressa no facto de, em alguns casos, a perda de autarquias se ter verificado num quadro de aumento de votação e influência e com votações da CDU superiores a 40%, como se verificou em Beja. ”
“O conjunto dos resultados obtidos – que traduzem um crescimento superior a 3 pontos percentuais e a mais de 150 mil votos quando comparados com os das Legislativas realizados quinze dias antes – não podem deixar de ser valorizados, tanto mais quanto obtidos no quadro de uma persistente campanha de desvalorização da CDU.”
Será que percebeu? Tenho sérias dúvidas. Não tem intelecto para isso…
@José de Sousa – Obrigado pelo rasgado elogio que me tece: “politicamente desonesto”. Já as referências ao “post nojento” e “não tem intelecto para isso” me incomodam de tal forma que, seguramente, a minha noite será de uma profunda insónia, que aproveitarei para reflexão e introspecção. Amanhã, certamente, o sol brilhará ainda mais para todos nós.
Estes homens não fazem política, apenas tentam fazer desaparecer a CDU e isso é um verdadeiro acto Democrático e claro, verdadeiramente digno dos legitimos herdeiros do Estado Novo.
Dá-me a sensação que estes senhores não conhecem certas realidades. Peniche por exemplo que à uns anos não era mais que uma vila a cair de podre e uma autarquia cheia de dívidas e que apenas tinha visto a cor da direita. Certo dia muda para os malandros dos Comunas Vermelhos disfarçados de Unitários Azuis e não é que a Vila se desenvolve em actividades e infraestruturas, os Comunas até conseguiram trazer o Surf mundial áquelas praias. Outra realidade bem diferente. Sintra. Mais uma vez os Laranjinhas lá andaram a bater à porta dos Comunas para estes os ajudarem na Governação porque não são capazes de o fazer sozinhos, coitados, tristes, incapazes, fracos. Sinceramente não estou nem na CDU nem em Sintra, mas se lá estivesse recusava-me e dir-lhes-ia amanhem-se ou fujam.
Volto a dizer, Beja vai chorar baba e ranho e nunca se esqueçam que a CDU não fica ressentida de estar 4 anos afastada da Câmara e continuará disponivel para passados os 4 anos deste mandato voltar à Câmara para compor o que vai ser destruido.
Engraçado que quem vive em Beja ou qualquer outra autarquia CDU nao se queixa de défices exagerados da câmara, de mau trabalho social e de obra da autarquia, mas choram por ser simplesmente comunista, engraçado sem dúvida. Digam se souberem de uma autarquia CDU que tenha algum escândalo financeiro, de algum autarca comunista que ande a roubar nas suas autarquias, o mais provável é que esses galos do sec.xxi que tanto dizem que a CDU é do século passado e nao observam o ridículo social em que vivem, porque a maioria dos que falam assim não beneficiam nada do estado em que vivem: Capitalismo! Mas enfim, já me habituei a muito que inteligência ou clarividência intelectual nao é um fruto com sabor para todos, cada vez mais é um fruto exótico, tão raro que cada vez mais é. Beja é o exemplo acabado do medo que certos tachos têm do PCP, nao foi o PS que foi buscar votos ao PSD, foram os inteligentes votantes do PSD que votaram em grande numero no PS, tal só reforça sobre o compadrio que existe entre estas duas forças políticas de direita e tudo para correr com uma equipa autárquica competente da presidência da câmara “os maus comunistas” vamos ver se não vamos daqui por 4 anos ter o património municipal arruinado como fizeram os mesmos dois partidos em Setúbal quando da mesma forma meteram lá o PS a 8 anos atrás, que depois tiveram de ir “os maus comunistas” resolver. O que vale é que “os maus comunistas” ainda têm força em Beja e nao vao deixar estes meninos brincar aos “porta moedas”, porque disso sabem eles bem, como se ve com o estado português gerido por eles a décadas em compadrio. Nao me preocupo, tal como o Barreiro, tal como Sesimbra, tal como Setúbal, também Beja voltará a ser CDU, Évora nao deve resistir mais que 4 anos a presidência PS. Os “maus comunistas” ainda cá estão e a junta metropolitana de Lisboa ainda é vermelha, digam que Almada, Setúbal ou Barreiro são terras do século passado, não nos importamos, só que ali nao querem incompetentes lamento.
Acho engraçado o voto “anti-pcp”, é isso perseguir os monstros comunistas que estes é que meteram Portugal como um dos países mais atrasados da Europa, ve-se em qualquer autarquia comunista. Tenham vergonha na cara meus amigos, ganhem um pouco de cultura antes de afirmarem idiotices se faz favor.
“Acho engraçado o voto “anti-pcp”, é isso perseguir os monstros comunistas que estes é que meteram Portugal como um dos países mais atrasados da Europa, ve-se em qualquer autarquia comunista. Tenham vergonha na cara meus amigos, ganhem um pouco de cultura antes de afirmarem idiotices se faz favor.”
Tem toda a razão, Vicente. Mas como se viu, nas últimas eleições, isso é induzido com alguma facilidade.
Em Lisboa, a indução da bipolarização levou CDU, BE e mesmo o PSD a sofrer de transferência de votos do seu eleitorado (nas Assembleias de Freguesia) para a lista do PS da Câmara. Neste caso de Lisboa as mesmas forças perderam votos em relação a 2005.
Em Beja, contudo, a CDU aumentou a sua votação nos três órgãos em relação a 2005 e mantém o mesmo número de mandatos na Câmara e Assembleia Municipal e até passa de 72 para 74 mandatos nas Assembleias de Freguesia. E continua a ser a força maioritária na Assembleia Municipal e detém a presidência de 11 das 18 freguesias. Em Beja houve concentração massiva de votos do PSD para o PS na Câmara (perdeu mais de 2.000 votos e o vereador) e em menor número do PSD para o PS na Assembleia Municipal (dando a presidência deste órgão ao PS).
Isto é, em ambos os casos a CDU sofreu os efeitos da bipolarização induzida: em Lisboa a favor do PS (por “medo” do PSD) e em Beja a favor do PS (para desalojar a CDU). Em Lisboa, para o PS, o PSD foi o “papão” e em Beja, para o PS, o PSD foi o escadote para ganhar a presidência dos órgãos municipais.
Reafirmar que a CDU aumentou o número de mandatos na Assembleia Municipal de Beja já é teimosia. Pronto, devem estar a prever alguma “pesca à linha”, como fizeram a um vereador socialista no mandato que agora termina.
Parece que o João não entendeu o que escrevi aí em cima. Torno a repetir esse extracto:
Em Beja, contudo, a CDU aumentou a sua votação nos três órgãos em relação a 2005 e mantém o mesmo número de mandatos na Câmara e Assembleia Municipal e até passa de 72 para 74 mandatos nas Assembleias de Freguesia. E continua a ser a força maioritária na Assembleia Municipal e detém a presidência de 11 das 18 freguesias. Em Beja houve concentração massiva de votos do PSD para o PS na Câmara (perdeu mais de 2.000 votos e o vereador) e em menor número do PSD para o PS na Assembleia Municipal (dando a presidência deste órgão ao PS).
Eu percebi tudo.
Beja assim como Évora voltaram a ser CDU, evidente o é até nas votações actuais, em ambas o PS só consegue a presidência devido ao voto directo do PSD e CDS nas suas listas, o que não vai acontecer sempre, o eleitorado CDU é fiel. Preocupa-me sim é a razia que estes meninos vão provocar em ambas as autarquias, coisa que só se vai saber depois de voltar a ser CDU e se querem exemplos disso, vejam os casos de Setúbal pós PS e o Barreiro pós PS, e mais autarquias estão para vir, Loures por exemplo ou até Vila Franca de Xira. Tirando Beja a CDU não perdeu mais nenhuma autarquia tipicamente Comunista, e a votação ai indicia que o PS não vai resistir muitos anos lá. Nao é a toa que o distrito de Setúbal seja praticamente todo CDU, não me vão certamente dizer que é um distrito atrasado e do século passado, estão ai das principais autarquias do país. Mas é como digo, as pessoas iludidas pela “imagem” por vezes só aprende com a prática.
Beja assim como Évora voltarão a ser CDU, evidente o é até nas votações actuais, em ambas o PS só consegue a presidência devido ao voto directo do PSD e CDS nas suas listas, o que não vai acontecer sempre, o eleitorado CDU é fiel. Preocupa-me sim é a razia que estes meninos vão provocar em ambas as autarquias, coisa que só se vai saber depois de voltar a ser CDU e se querem exemplos disso, vejam os casos de Setúbal pós PS e o Barreiro pós PS, e mais autarquias estão para vir, Loures por exemplo ou até Vila Franca de Xira. Tirando Beja a CDU não perdeu mais nenhuma autarquia tipicamente Comunista, e a votação ai indicia que o PS não vai resistir muitos anos lá. Não é a toa que o distrito de Setúbal seja praticamente todo CDU, não me vão certamente dizer que é um distrito atrasado e do século passado, estão ai das principais autarquias do país. Mas é como digo, as pessoas iludidas pela “imagem” por vezes só aprendem com a prática.
“o eleitorado CDU é fiel”! Em Beja não o foi. Basta fazer as contas…
E digo mais, fujam de Portugal o dia em que o PCP deixe de ter influência no país, só vos aviso disto.
Boas,
O que me apetece dizer sobre estas analises e afirmações aqui presentes é o seguinte, nós não nos podemos deixar levar por cores partidárias como se de clubes de futebol se tratassem, esse sim é para toda a vida… A politica tem que ser encarada com uma equipa que se forma para um propósito definido ou projecto, como lhe queiram chamar. Não devemos pensar que o PS ou o PCP é para sempre… as pessoas mudam as ideias mudam, as capacidades são diferentes ou mesmo os interesses. Devemos sim analisar as ideias e propostas de cada uma dessas equipas e ponderar… mal ou bem é de cada um a decisão… Agora as ideias feitas e preconcebidas sobre este ou o outro partido não me parece correcta. O que eu espero destes próximos 4 anos em Beja é sem duvida que não haja um boicote as boas ideias, sejam elas do PCP, PS, PSD ou BE. Que todos possam contribuir para o desenvolvimento da região e em especial Beja. Parece utopia mas se houver elevação no debate politico e se todos vestirem a camisola por Beja será possível. Viva Beja
Acrescentar apenas que essa elevação no debate não existiu e que o executivo que cessa funções sempre com uma visão autista, fechou-se a qualquer tipo de iniciativa que pudesse existir para o bem da cidade. Por aqui me fico…
Para mim esta visto o que são estes comentários… Conversa para pessoas que por Beja pouco se interessam e pouco se importam com o desenvolvimento da cidade. Sr João Espinho e Sr Luis assim (não) vão longe… Democracia é palavra que não abunda por aqui…
“A politica tem que ser encarada com uma equipa que se forma para um propósito definido ou projecto, como lhe queiram chamar. Não devemos pensar que o PS ou o PCP é para sempre…”
Ah! Afinal está a dizer que o PSD está vivo. Lá vivo está de certeza mas que abdicou da Câmara, abdicou.
Abdicou??? Como pode fazer uma afirmação dessas??? A população de Beja, essa sim abdicou do PSD… No máximo pode dizer assim. E dizer mais que isto é especulação e uma tentativa pouco inteligente das pessoas para esconder e não tirar as devidas ilações desta votação. O povo estava sedento de mudança de ideias, de pessoas, de politica… Todos nós sabíamos disso, só não vê quem não quer ver !!!
“A população de Beja, essa sim abdicou do PSD…” Nisto, não posso estar mais de acordo consigo. Espero que o fenómeno se alastre ao resto do país.
Todos são necessários para uma sociedade que se quer democrática. Pluralismo e boas ideias é o que nos faz falta… Sectarismo e radicalismo nunca será bom, ninguém me convencera do contrario…
“Sectarismo e radicalismo nunca será bom, ninguém me convencera do contrario…”
Já fez chegar esse seu recado ao recém-eleito presidente da câmara? Se ainda não tomou essa iniciativa está na hora de a tomar porque ele portou-se muito mal na noite das eleições.
E é precisamente por nunca na CDU termos excluído a possibilidade de entendimentos no poder local com qualquer outra força política que não entendo a auto-eliminação de um partido para excluir outro da gestão municipal. Como o PSD fez em Beja. Pode-me explicar o desvario que levou à auto-eliminação do PSD da câmara?
Como já afirmei, não me parece que tenha havia uma auto-eliminação do PSD, mas isso é a minha convicção e assim a quero manter. A meu ver esta questão foi levantada com a intenção de tentar esconder uma derrota, que para todos é evidente, pelas opções e inercia do anterior executivo.
Relativamente as declarações de vitoria do Pulido Valente, a mim pessoalmente não me chocaram. Admito que possam ter sido empregues termos fortes mas apenas serviram para acentuar os 35 anos do meus partido a frente desta autarquia.
Quando ao sectarismo penso que mais do que o anterior executivo fez será difícil. O PCP pode dar graças por o Sr. Francisco Santos estar no partido. Ele sim, é um comunista a seria, prepotente, a arrogante quando baste e não se afastando um milímetro do que são as suas convicções. Convicções que de pessoais pouco têm. Humildade é qualidade que não abunda na sua pessoa.
Se perder em 4 anos 2.121 votos passando de 3.056 para 935 e de 17,25% para 4,98% por vontade própria não é auto-eliminação, não sei o que será auto-eliminação.
E se houver por aí mais membros do PSD a pensar como você pensa, nas próximas fazem o frete completo, nem listas apresentam! Se isto é um partido com pretensões a ser uma força nacional, vou ali e já venho….
Correcção:
“…acentuar os 35 anos do mesmo partido a frente desta autarquia. “
Não entendo porque foca quanto a questão no PSD e não faz referencia a excelente campanha de Pulido Valente fez, que a preparou com com um ano de antecedência, discutindo ideias, expondo pontos de vista e aberta a toda a gente que delas quis participar.
Politica feita de uma forma diferente a que estávamos a habituados. Penso que ai é que se concentra a essência desta mudança que ocorreu em Beja.
Foco a questão no PSD porque foi o PSD que se auto-liquidou na Câmara em proveito de um adversário político.
Então se bem entendi os votos para si à partida já estão contados… Cada partido tem os seus e só não ganha a CDU quando houver estas “pseudo” alianças ou auto-eliminação que o Sr. tanto foca.
Isso é que é sentido de democracia e o pensamento que cada um é dono do seu voto.
Viva a liberdade… desde que votes no PCP.
A democracia implica cidadania, respeito pelos nossos, a começar no respeito pelo nosso partido. A vossa auto-liquidação é o contrário. Está mais na categoria da prostituição política. Eu respeito um adversário político mas enoja-me profundamente um prostituto político.
Sem duvida e concordo plenamente consigo. Pessoas que não estão na politica com seriedade têm que ser excluídas, e acontece, talvez não com a frequência que todos nós queríamos, mas acontecem. No PCP, uma eleição a traz da outra, com derrotas nas ornas e nada muda. Mudança, combate vícios, e vícios trazem inercia e pouca vontade de inverter situações.
“Pessoas que não estão na politica com seriedade têm que ser excluídas” ???? Isso compete aos tribunais (quando é caso disso) e ao eleitorado decidir. E eu não falai em “pessoas”, falei no PSD de Beja. O que chamo de “prostituto político” é o PSD de Beja.
Que disparate!
O cliente PS também sai muito mal no retrato.
Pois as minhas palavras também não iam certamente no sentido em que as esta a levar. Não só ao eleitorado mas também aos órgãos competentes dentro os próprios partidos. Pessoas que comentem crimes ai sim tribunais.
Na minha maneira de ver as coisas, simples e claro, o Sr João Paulo Ramôa só tem uma saída, demitir-se e assumir as suas responsabilidades na derrota do PSD. É o que uma pessoa sensata faria. Se o fará não sei…
Mas o José Pires dos Reis foi escolhido por unanimidade pela Comissão Política PSD de Beja e não apenas pelo João Paulo Ramôa. Nem a culpa é do José Pires dos Reis, que foi o cordeiro sacrificado nesta traficância política indecente.
Ok. Parece então que a culpa não é de ninguém. Sendo assim que tudo continue na mesma. Para mim dá-me igual. Para as próximas eleições nem me preocupo em ouvi-los. Proponha também ao seu partido que leve a eleições as mesmas pessoas, com o mesmo espírito que foram a estas e verá o resultado…
Estou a ver que para si as eleições nada contam e tirar ilações das mesmas por parte dos candidatos vencidos é pouco importante… Desculpar-se com as atitudes dos outros é bem mais simples, compreendo mas não concordo.
Pontos de vista valem o que valem… Cada um responde por si, e na incapacidade de o fazer, pede ao partido para fazer por si…
Claro que a culpa é de quem cozinhou esta traficância política indecente. É das direcções do PS e do PSD.
Agora a ironizar um pouco… ou não… O problema do PSD em Beja esta a ser revolvido em Lisboa. Quando a Sra Manuela Ferreira Leite sair, tudo se ira resolver em Beja e no Mundo… , não resisti… :-)
Sim, o mínimo que se pode dizer é que o triste comportamento do PSD/Beja revela falta de liderança… Já o do PS revela o habitual comportamento de valer tudo até tirar olhos para atingir os fins.
Concordo com as apreciações do Luis, sou de Oeiras e por isso não conheço a realidade de Beja, mas dizer que durante a gestão da CDU não havia liberdade, parece-me um disparate de bradar aos céus.
Quanto á derrota (será que foi?) da CDu, lembro-me que há uns anos atras Vila Franca passou da CDU para o PS graças ao PSD que resolver ter como cabeça de lista a tal Zita Seabra!
Luisa
Vejamos uma coisa simples até, não existe autarquia que a CDU perdesse e que se viesse a concluir mais tarde que as contas estavam completamente desproporcionadas, em Beja o eleitorado CDU foi fiel, votou ao nível do que tem votado desde outras eleições e até subiu em percentagem, tal qual aconteceu nas legislativas por exemplo a CDU subiu 15 mil votos, pouco? Certo, mas perante a imagem que se tem construído hipocritamente sobre o PCP não é fácil ganhar eleitorado, e hoje em dia a capacidade de entender as coisas que nos rodeiam como o foi noutros tempos é ainda complicada apesar do mais fácil acesso a informação e cultura, mas nessa subida eleitoral a CDU acaba por ganhar os votos e mais um deputado em Setúbal, cidade de tradição comunista, não se pode portanto dizer que tenha ganho eleitorado a alguém, quanto muito recuperou votos seus de pessoas ou que votaram noutra força política ou se abstiveram noutras eleições, não se pode igualmente dizer que seja um derrotado da eleição certo? Quanto muito tem-se assistido desde anos ao decréscimo da CDU até ao seu eleitorado base. As eleições autárquicas demonstram os desvios de votos entre as forças políticas de forma bem visível, e onde se encontra a colocação ideológica dos partidos mais que as legislativas, esta última eleição é um caso de interesses, tachos e imagem, e bem sabemos como a imagem conta muito, que o diga o Hitler com o seu nacional “Socialismo” ou até Stalin na União das Republicas “Socialistas” Soviéticas. Aqui apenas discuto competência em poder de decisão, e formas de melhorar a sociedade, se Portugal está cada vez mais atrasado e pobre, dentro da União Europeia é porque não tem sido bem gerido e o seu modelo social não resulta, não se pode estar a sustentar meia dúzia de ricos para sempre, e é ai que bate a questão verdadeiramente e o verdadeiro dogma dos nossos tempos. Aqui apenas se deve referir competências e capacidade de gestão. Pessoalmente jamais votaria em partidos insuficientes, como são os chamados de direita, os partidos de direita têm visões sociais peculiares, ou seja em miúdos é o mesmo que se chegar a um pobre e dizer “eu posso, tu não.” e não é isso que se tem assistido em Portugal? Quando até estados sociais democratas, recorrem muitas vezes a politicas que em Portugal se costumam apelidar de comunistas? Não existe uma diversificação de ideias actualmente, existe um baralhar e dar de novo apenas e só isso.